1

Inscreva-se

Faça a sua inscrição aqui no prédio, preenchendo com seu Nome, nome do Blog e URL do blog

2

Coloque o selinho

Coloque o selinho ou link de texto no seu blog para mostrar que você é um morador do Onigiri quase Prédio

3

Participe

Você e todos os moradores do Onigiri podem participar dos minigames semanais, valendo plaquinhas ou puramente diversão! Todo domingo tem minigame novo

Participantes

✨♡A INAUGURAÇÃO!♡✨

Finalmente! Meu 1º puxadinho…Por isso eu decidi fazer sobre uma coisa muito querida por mim… VOCALOID

O que é VOCALOID?

A maior pergunta que alguém faz quando vê Hatsune Miku pela primeira vez provavelmente é: “Mas o que é VOCALOID? É um anime?”

À primeira vista parece ser um anime com um monte de garotinhas fofas e muitas fanarts bonitas, mas VOCALOID vai muito além disso e talvez você precise de uns biscoitos para acompanhar o que eu vou explicar aqui, pois tudo começou em uma noite chuvosa de 2000…


 Tá, mas o que é VOCALOID afinal de contas?

VOCALOID é um programa de computador que serve para a criação da voz cantada artificialmente. É uma espécie de vocalista virtual. Assim como existem softwares com sons de guitarras, baterias e pianos, VOCALOID existe para ter sons de vozes humanas.

 Senbounzakura - Hatsune Miku https://www.youtube.com/watch?v=U0gAwCFHdEA

Por que então todos têm um avatar de anime?

O motivo pelo qual quase todos os VOCALOIDs têm um avatar é simples: eles existem para que você se identifique com a voz, afinal de contas, é mais fácil para nós reconhecermos e projetarmos nossos sentimentos em um avatar que parece um humano do que em uma tela de computador com notinhas de piano.

Aparência de personagens de anime

Quem começou com essa ideia de criar personagens para seus produtos foi a empresa que criou Hatsune Miku, a Crypton Future Media. Quando eles estavam desenvolvendo seu primeiro produto, a MEIKO, a equipe achou que seria uma boa ideia colocar a foto de uma mulher em estilo anime, já que era bem comum no Japão. Essa decisão deles serviu como base para a criação da Miku mais tarde.

Então a MEIKO foi a primeira VOCALOID!?

Não exatamente. VOCALOID começou muito antes da MEIKO, da Crypton e do Japão. Na verdade o software nasceu na Espanha como um projeto  da Universidade Pompeu Fabra. No começo, a intenção não era vender o produto, mas a Yamaha se interessou pelos resultados, bancando o investimento e desenvolvendo um produto comercial.
v1v2v3
Em março de 2000 a Yamaha começou então a desenvolver o VOCALOID, porém só conseguiu completar o programa 3 anos depois, sendo anúnciado pela primeira vez na feira alemã Musikmesse.
Os primeiros bancos de voz para VOCALOID só chegaram ao mercado um ano após essa feira, em março de 2004. Eles são chamados Leon e Lola e cantam em inglês.

MAS HEIN!? Se VOCALOID é da Espanha e depois foi pro Japão, por que os primeiros cantam em inglês?

A empresa que produziu os primeiros bancos de voz para VOCALOID é localizada no Reino Unido. A Zero-G foi a responsável pela criação de Leon e Lola, que inclusive foram premiados no NAMN de 2005.

zero-g_leon_box_largezero-g_lola_box_large

Hm, OK. Mas onde fica a Miku nessa história toda?

A Miku só passou a existir em 2007. Como a Crypton teve bons resultados de venda com sua primeira VOCALOID, eles optaram por lançar uma cantora com algumas características mais humanas, como idade, altura e peso. Essas características são muito comuns em idols.
Idols – アイドル/Aidorussão meninas jovens e bonitas que são lançadas no mercado musical com canções sentimentais e bonitinhas. Muitas vezes as meninas não precisam saber cantar ou dançar, basta apenas que sejam bonitas e tenham uma conduta considerada exemplar, por exemplo: não namorar etc.
Live Miku song

Hatsune Miku foi feita praticamente como uma idol, desde sua voz até seu desenho, tudo nela foi pensado para que representasse esse espírito de idol virtual.

Esse conceito deu tão certo que assim que Miku chegou ao mercado ela se tornou um sucesso instantâneo. Ela foi responsável por uma revolução na maneira como a música é pensada no Japão e se tornou um ícone da cultura popular japonesa.

 Legal, mas PORQUE a Miku mudou a maneira de se pensar em música no Japão!?

Aí o papo vai um pouquiiinho mais fundo, porque é muuuuita coisa! 

Para quem quiser saber mais sobre as mudanças que a grande Diva Hatsune Miku mudou tudo, tenho uma recomendação:

LIVRO: PORQUE A HATSUNE MIKU MUDOU O MUNDO

 

Livro: Como a Hatsune Miku mudou o mundo O livro “Porque Hatsune Miku mudou o mundo” tem 304 páginas fala sobre as mudanças que Vocaloid fez na mídia japonesa. Ele custa 1720 yenes e também pode ser adquirido na versão kindle por 1.250 yenes.

 
A Aimi Pikachu falou um pouco sobre o conteúdo do livro: O livro fala, por exemplo, como por exemplo, Miku mudou o método de vender cds. Por causa da pirataria a venda de cds caiu muito, a mídia japonesa estava desesperada por um método para evitar isso, até que as musicas com VOCALOID propôs uma alternativa: Lançar a música de graça no nico nico douga, com maior valorização dos usuários, e assim como agradecimento pela boa música, o fã acaba investindo nela.
(…)
Ele fala também sobre os efeitos das músicas, como as que viram histórias; a velocidade do compartilhamento e da criação de conteúdo e do jeito própio que VOCALOID canta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Adicione gifs ao seu comentário!







































E

147

Mary Yelps
Moji ya Anime!

137

Haise Sasaki
Livros Que Li

132

Miss Sally
Miss Sally